Presidente do Brasil e rei de Marrocos visitam este ano a Guiné-Bissau

A Presidente da república do Brasil, Dilma Rousseff, e o rei de Marrocos, Mohammed VI, aceitaram visitar este ano a Guiné-Bissau na sequência de convites feitos pela Presidência guineense, anunciou ontem o Palácio Presidencial de Bissau em comunicado. A convite do chefe de Estado, José Mário Vaz, “a Presidente Dilma Rousseff aceitou visitar a Guiné-Bissau, ainda este ano, em data a acertar por via diplomática”, refere o gabinete do conselheiro porta-voz da Presidência da República guineense.

Da mesma forma, o rei de Marrocos aceitou visitar o país “já no primeiro semestre deste ano”, acrescenta o documento. O anúncio foi feito no dia em que José Mário Vaz regressou à Guiné-Bissau, após um périplo pelo Brasil, Portugal e Marrocos.

No Brasil, para além de participar na posse da presidente Dilma Rousseff, o chefe de Estado guineense obteve a garantia de apoio à “implementação de vários projetos”, principalmente “relacionados com o setor agrícola, com destaque para a produção de arroz”. No domínio da “cooperação autárquica”, foi acertada a geminação “entre Bissau e as cidades brasileiras de Brasília e Luisiana”.

José Mário Vaz também manteve, durante a passagem pelo Brasil, encontros com empresários interessados na transformação de castanha de caju, com Constâncio da Conceição Pinto, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste (país que assume a presidência rotativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP) e com Murade Murargy, secretário-executivo da CPLP.

Em Marrocos, o presidente da Guiné-Bissau encontrou-se com um grupo de empresários daquele país interessados em investir na Guiné-Bissau. O rei Mohammed VI manifestou “total disponibilidade em apoiar e acompanhar os esforços de desenvolvimento da Guiné-Bissau”, acrescenta o comunicado.

Fonte: Diário de Notícias

(Até o momento, houve 112 acesso(s) a esta página)